Falar em público: Nasce sabendo ou aprende?

Sempre que eu finalizo uma palestra, algumas pessoas vêm conversar comigo, e alguém sempre solta a pérola: Você nasceu com o dom de falar! Obviamente que ao dizer isso, o intuito é me elogiar, porém, essa afirmação cria dois cenários ruins:


Primeiro: As centenas de horas de estudo, e o investimento financeiro que dediquei para atingir tal performance, são desconsiderados;                             

Segundo: Tal afirmação, pode acabar influenciando quem não nasceu com a facilidade de se comunicar, ter o entendimento de que falar em público é algo inatingível.


No entanto, trago-lhes uma verdade: Falar em público é aprendível, assim como andar de bicicleta, fazer arroz, ou dirigir. É um misto de acreditar em si mesmo, aprofundar-se no assunto, juntamente com o processo de repetição. Essa fórmula sempre funciona, e quando o tímido ultrapassa o “muro do pavor”, não dispensa uma sequer oportunidade de falar, seja em uma palestra, reunião de família, ou até mesmo para narrar um bingo, com o intuito de praticar seu novo “dom”, e se aprimorar.
Então, se você entende que falar em público pode melhorar sua vida pessoal e/ ou profissional, comece a estudar o assunto e a praticá-lo, e se precisar de ajuda, estou à disposição.

Grande abraço,
William Borghetti

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *